Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

PENDÊNCIAS DE GUAIRAÇÁ

Posted by On 17:53

KIELSE ACOMPANHA PREFEITA JANE EM AUDIÊNCIAS PARA RESOLVER PENDÊNCIAS DE GUAIRAÇÁ NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
17/05/2010

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), recebeu a visita, na última quinta-feira (13), da prefeita municipal de Guairaçá, Janeslei Amadeu. Na pauta, pendências e reivindicações do município nas áreas de saúde e de educação. Kielse acompanhou a prefeita Jane em audiências com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Júnior, e com duas diretoras de departamentos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE), antiga Fundepar.

Na sede da Superintendência, em Curitiba, Kielse e a prefeita Jane reuniram-se com as diretoras de Edificações Escolares (DED), Olívia Martins Murara, e de Administração Escolar (DAE) da SUDE, Ana Lúcia Schulhan. O objetivo era esclarecer os processos de reforma e ampliação de dois colégios estaduais no município, originados de solicitações do próprio parlamentar ainda no ano passado. Quanto às obras do Colégio Estadual Cândido Berthier Fortes, o edital de licitação já foi aprovado pelo governador Orlando Pessuti e está aberto, sendo previsto orçamento máximo de cerca de R$ 367 mil para reparos e melhorias na instituição. A abertura oficial dos envelopes com as propostas está marcada para o próximo dia 1º de Junho.

Já o caso do Colégio Estadual Humberto Branco, mais urgente segundo a prefeita Jane, também está próximo de uma solução. Segundo a diretora do DED, Olívia Murara, o projeto para a ampliação da escola, que prevê a construção de oito salas de aula e de um refeitório, já está pronto. O processo encontra-se no setor de verificação de orçamento, que, segundo a diretora, deve ultrapassar a marca de R$ 1,4 milhão. “Estamos tratando este colégio como prioridade em Guairaçá. A situação é complicada pela falta do espaço, já que inclusive estamos utilizando um banheiro como biblioteca para os alunos”, explicou a prefeita.

SAÚDE – Já na Secretaria de Estado de Saúde, Kielse e a prefeita Jane reuniram-se com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Júnior. A prefeita teve atendida sua solicitação de um oxímetro de mesa, aparelho que monitora os batimentos cardíacos e mede a quantidade de oxigênio no sangue, para o Hospital Municipal de Guairaçá. Kielse reiterou ainda o pedido de uma ambulância para o município. De acordo com o secretário Carlos Moreira Júnior, a documentação sobre a liberação das ambulâncias será analisado em breve pelo governador Orlando Pessuti.

O prefeito de Tunas do Paraná, Dr. Jorge, também compareceu à reunião com o secretário Carlos Moreira Júnior. Kielse e o prefeito Jorge solicitaram a reabilitação de um convênio voltado à implantação de uma política para hospitais de pequeno porte. O objetivo é regionalizar o Hospital de Tunas do Paraná, na área norte da Região Metropolitana de Curitiba, que possui mais de 30 leitos, médicos de diversas especialidades e possibilidade de realização de vários exames simultaneamente, como ecografia e endoscopia.