Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

KIELSE E DONA ZILDA

Posted by On 18:19

KIELSE PRESTA HOMENAGEM
A DONA ZILDA ARNS EM PLENÁRIO

08/02/2010

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), prestou nesta segunda-feira (08), em Plenário, uma homenagem à Dr. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Kielse ressaltou a importância de Zilda Arns na redução da mortalidade materno-infantil nos municípios paranaenses e os diversos prêmios recebidos por ela pelos trabalhos desenvolvidos pela Pastoral.

Discusando na tribuna do Plenário, Kielse recordou o momento em que conheceu a Dra. Zilda e destacou seu simbolismo à vida e sobrevida de dois milhões de crianças. “Naquele dia de 1991, ainda em meu primeiro mandato como parlamentar, aprendi com ela como uma medida de sal e três medidas de açúcar num copo de água limpa podem salvar a vida de uma criança”, ressaltou o parlamentar. Este encontro, o primeiro antes de tornarem-se amigos, ocorreu no município de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba.

O deputado relembrou outro momento especial de sua convivência com Zilda Arns, no ano de 2000, quando foi convidado a gravar um cd com o empresário e amigo Demóstenes Albernaz. “No início relutamos, mas acabamos gravando com 100% da renda revertida a Pastoral da Criança. Ela inclusive autorizou o uso de sua imagem, o que nunca fiz porque meu objetivo principal era ajudar a Pastoral”, contou Kielse. Na época, foi doada uma carreta de cestas básicas oriundas da venda dos cds.

Para Kielse, Dona Zilda transpirava uma inspiração que foi abraçada por todo o país. “Ela não podia sair dessa vida pela ação do tempo. Tinha que ter um simbolismo tão grande como teve o terrível acidente que sofreu. Faleceu Dona Zilda, mas nunca vai morrer a esperança que ela plantava”, destacou o deputado. “Eu a conheci e desde o início sabia do que aquela mulher de olhos doces e alma forte era capaz. Porém, infelizmente, seu destino estava escrito”, finalizou.