Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

PEDÁGIOS NO PARANÁ III

Posted by On 17:01


KIELSE APRESENTA DOCUMENTAÇÃO SOBRE OS PEDÁGIOS AO PRESIDENTE DA FIEP, RODRIGO ROCHA LOURES

07/10/2009

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), reuniu-se, na tarde desta terça-feira (06), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures. Na reunião, realizada na sede da FIEP, Kielse apresentou oficialmente a documentação entregue ao Ministério Público contendo as irregularidades nos aditivos à licitação original das concessionárias de pedágio no Paraná. Os pedidos buscam recompor a estrutura original dos contratos e visam a quebra de sigilo bancário-fiscal e bloqueio do caixa de arrecadação destas empresas.

De posse da cópia dos lotes das licitações e ressaltando a retirada de 1.950 quilômetros dos acordos originais de 1997, Kielse demonstrou ao presidente Rodrigo Rocha Loures o desequilíbrio financeiro presente nas planilhas de investimentos de obras e de manutenção de todas as empresas concessionárias que atuam no Estado. “Estamos diante do um mapeamento real de uma das maiores fraudes da história do país. Não é uma ação partidária, não é de aspecto político, e sim gerencial e administrativo, justamente para ajudar a economia do Estado e retroagir aos contratos originais”, destacou.

Kielse solicitou ao presidente Rocha Loures o apoio técnico da FIEP através tanto na área logística quanto nas demonstrações do impacto que os pedágios exercem sobre a indústria paranaense. “Queremos uma parceria no sentido de comunicação e movimentação da FIEP, bem como dar suporte para que este assunto seja discutido em vários âmbitos. Não é possível que continuemos a pagar a tarifa cheia por obras que, num grande acordo e sem quaisquer explicações, foram retiradas das obrigações das concessionárias”, ressaltou o parlamentar.

O presidente Rodrigo Rocha Loures afirmou que o tema será estudado internamente pela FIEP, já que prevalece o interesse público. “Temos um departamento de logística que estuda a questão dos transportes e também uma procuradoria jurídica. Ambos receberão e estudarão também esta documentação entregue hoje pelo deputado Kielse. Nossa linha é voltada a apoiar toda iniciativa que visa a redução de custos de processos e de produtos”, assegurou.

Rocha Loures parabenizou ainda o deputado Kielse pela pesquisa aprofundada, pela compilação das informações e principalmente pelo posicionamento direcionado à economia do Estado. “Vemos que é um trabalho de fôlego, por isso parabenizo o deputado pelo esforço em olhar pelo interesse público. Vamos analisar e examinar como podemos nos posicionar em relação a esta temática”, finalizou.

Na semana passada, Kielse entregou ao procurador-geral de Justiça, Olympio Sotto Maior, toda a documentação referente à licitação e aos termos aditivos dos anos 2000 e 2002. O objetivo, em primeiro lugar, é assegurar a realização das obras, orçadas em aproximadamente R$ 900 milhões, retiradas do contrato original. Kielse quer também responsabilizar as concessionárias por fraudes na licitação, conluio e condução para lesa-pátria. “Se fizessem todos as obras previstas no contrato original, mesmo assim teriam um lucro líquido de cerca de R$ 15 bilhões ao final das concessões. Sob a ótica pública é ainda pior, já que agrega valor no transporte dos produtos”, apontou Kielse.