Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

COMUNIDADE HERMON

Posted by On 12:56

KIELSE PARTICIPA DE INAGURAÇÃO DE OBRAS NA COMUNIDADE HERMON, EM COLOMBO

13/10/2009

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), participou, na tarde desta terça-feira (13), da inauguração das obras de ampliação da Comunidade Hermon, no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A entidade, que esteve prestes a ser despejada por ação judicial e foi intercedida pelo deputado Kielse, recebeu aproximadamente 960 m² de área construída, com investimentos de R$ 630 mil para manter seu trabalho de auxílio a necessitados. Participaram da cerimônia a presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, e o presidente da Celepar, Vanderlei Iensen.

Segundo Kielse, os 96 internos possuem agora um grande espaço social de qualidade e dignidade para exercerem sua recuperação. “A vida nos prega peças, perdemos a noção do certo e do errado. Através do trabalho do Lar Hermon, pessoas que tinham perdido as esperanças ganharam nova oportunidade. Hoje, estamos numa tarde iluminada e vemos uma obra fantástica. Que a gente possa continuar trabalhando e fazendo com que as oportunidades venham às nossas mãos”, apontou o deputado. A entidade possui agora seis casas-lares com 63 m² cada, além de alojamentos, refeitório, cozinha, sanitários, ambulatórios, lavanderia, salas de oficinas, auditório e área de lazer e recreação.

O presidente Rafael Greca destacou a parceria entre Cohapar e o Provopar, presidida por Lúcia Arruda, para as obras no Abrigo de Permanência Breve. “O governador Roberto Requião, através destas instituições, proporciona agora este espaço, feito com muito capricho, uma realidade digna de ser mostrada. É uma obra de estimável promoção humana, contendo instalações de qualidade e construída com o padrão Cohapar e custeado totalmente pelo Provopar”, destacou Greca. A comunidade vem, há mais de 20 anos, recuperando viciados em drogas, idosos em situação de abandono, portadores de deficiências mentais, moradores de rua e pessoas infectadas com o vírus HIV.

Já a presidente do Provopar, Lucia Arruda, ressaltou o empenho de seu falecido marido, João Arruda, em contribuir com o Lar Hermon de todas as formas possíveis. “Hoje, após uma obra difícil e cheia de percalços no levantamento de recursos, realizamos o sonho de muitas pessoas, inclusive o meu. O próximo passo é desenvolver um projeto de geração de renda para que a Comunidade dependa cada vez menos do município e do próprio Governo do Estado”, apontou a presidente, elogiando ainda o projeto do arquiteto Roberto Fontan.

EMOÇÃO – A emoção pela concretização do sonho foi demonstrada pela presidente da Comunidade Hermon, Maria Aparecida Pereira, que agradeceu a todos pelo esforço em disponibilizar as novas dependências. “Só temos a agredecer ao governo do Paraná. Estamos aqui inaugurando um sonho, que antes era um pesadelo. Continuaremos a cuidar dessas pessoas, que possuem vários exemplos de colegas já reintegrados à sociedade”, afirmou. “Tudo agora atende às exigências do Ministério Público, da Saúde Pública e da juíza da Comarca de Colombo”, finalizou.

Os diretores da Comunidade Hermon, José Roberto Sandoval, Wanderlei da Silva e Marcelo Rodrigues Rocha, e a secretária da comunidade e ex-moradora de rua, Cristiane Rocha, também agradeceram em nome dos internos.