Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

CENTROS DE SAÚDE

Posted by On 10:30

KIELSE PARTICIPA DE AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CENTROS DA MULHER E DA CRIANÇA EM CAMPINA DA LAGOA E MAUÁ DA SERRA

25/05/2010

A população dos municípios de Campina da Lagoa, no centro-oeste do Estado, e de Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, podem comemorar mais um projeto fruto da parceria de sucesso entre as prefeituras municipais e o Governo do Estado. Nesta segunda-feira (24), o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), esteve ao lado da prefeita Célia Cabrera de Paula, de Campina da Lagoa, e Hermes Wicthoff, de Mauá da Serra, na assinatura governamental do termo de autorização para a construção dos Centros de Saúde da Mulher e da Criança nesses municípios.

Segundo Kielse, a liberação dos recursos para a construção da clínica é mais uma etapa do projeto constante do Governo do Estado que visa o desenvolvimento de todas as áreas de atuação pública nos municípios do Paraná. “Estes centros de saúde representam muito para Mauá da Serra e para Campina da Lagoa, municípios com realidades administrativas consistentes e que fazem por merecer todo esse investimento”, destacou o parlamentar. O evento, ocorrido no Palácio das Araucárias, contou com a presença do governador Orlando Pessuti e dos secretários de Estado da Saúde, Carlos Moreira Júnior, e do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Wilson Lipski, e de outras autoridades.

As 25 clínicas anunciadas nesta segunda-feira (24), cada uma com custo médio de R$ 400 mil, fazem parte do processo de aceleração do planejamento e conclusão de obras do Governo do Estado, por causa da redução de datas imposta pela lei eleitoral. O objetivo dos centros, de acordo com o secretário Carlos Moreira, é garantir atendimento de qualidade visando a redução dos índices de mortalidade materno-infantil. “Em 2002, eram 17 mortos por mil habitantes. Em 2010, o número caiu para 12 por mil. Nosso objetivo é atingir a marcar de 8 mortos por mil, mesmo número dos Estados Unidos”, explicou o secretário.

O deputado Kielse comemorou a autorização e destacou a importância do atendimento especializado para mulheres e crianças através de 146 unidades já implantadas em todo o Paraná. “Estas obras refletem a tranquilidade que as mães e gestantes podem ter através de um serviço gratuito e de extrema qualidade. Temos certeza do sucesso dessa política na área materno-infantil, que salva centenas de mulheres e crianças por ano em nosso Estado”, ressaltou. A previsão é que as obras, que estão em acelerado processo de licitação, possam ser iniciadas em poucos meses.