Blog do Kielse - Deputado Estadual Paraná

PLANO DIRETOR

Posted by On 06:40


KIELSE PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE PLANO DIRETOR DE RIO BRANCO DO SUL E ANUNCIA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PELA PREFEITURA




10/03/2010


O município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, começa a colher os frutos do esforço de reorganização financeira e administrativa implantado pelo falecido prefeito Adel Ruts e pelo deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia, Cleiton Kielse (PMDB). Após obter as certidões negativas necessárias para a assinatura de convênios, a entrega das ordens de serviço para a construção de quatro quadras cobertas e a liberação de equipamentos por parte da SEDU/Paranacidade, o próximo passo foi a assinatura, na tarde da última terça-feira (09), do contrato para a elaboração do Plano Diretor de Rio Branco do Sul.

Kielse participou do ato realizado na sede da Prefeitura Municipal, que regulamentou o início dos trabalhos de confecção do Plano, indispensável no Paraná aos municípios que desejam se habilitar aos convênios de financiamentos de obras e ações de infraestrutura, equipamentos e serviços disponibilizados pelo Governo do Estado. “O sentimento ainda é de perda, mas não podemos parar. Temos que ser práticos e rápidos. A expectativa na cidade é grande para receber todos os recursos que já estão liberados”, afirmou o deputado Kielse em discurso, recordando o prefeito Adel Ruts, assassinado na última semana.

Durante a reunião, foi ressaltado o fato do município ser o único da Região Metropolitana de Curitiba que ainda não conta com o instrumento de planejamento urbano. “Vou cobrar os nove meses para realizar o plano, até pelo compromisso moral, lembrando do prefeito Adel, que esteve lá na SEDU na última semana liberando esses recursos”, destacou o coordenador do Escritório Regional do Paranacidade de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Geraldo Luiz Farias. Participaram ainda da solenidade o prefeito empossado Emerson Stresser e o secretário municipal de Planejamento, Araslei Cumin, além de outros secretários e funcionários da Prefeitura.

Segundo o prefeito Emerson Stresser, o Caxa, o município continuará trilhando o caminho do desenvolvimento e do recebimento de recursos e investimentos tanto do Governo do Estado quanto de Brasília. “Dependemos muito desse Plano Diretor para manter nosso projeto através de um poder público organizado e coordenado. Graças ao Governo do Estado, aqui representado pelo deputado Kielse, que muito nos ajuda, estamos dando o start. Precisamos manter sempre nossa motivação”, declarou o prefeito em discurso. Ainda no mês de janeiro, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, autorizou a licitação de R$ 75 mil, integralmente financiada pela SEDU/Paranacidade, para a Prefeitura de Rio Branco do Sul elaborar o seu plano.
À época, o secretário Forte Netto destacou a importância e a necessidade dos municípios cumprirem integralmente o Estatuto das Cidades e a Lei Estadual n° 15.229/2006, que trata dos planos diretores. “Além de ser uma exigência legal, o Plano visa maximizar os benefícios sociais, reduzir as desigualdades, garantir a oferta de serviços, infraestrutura e equipamentos públicos, atendendo as exigências fundamentais de ordenação das cidades e do cumprimento das funções sociais”, explicou.

EQUIPAMENTOS – Após o evento, Kielse reuniu-se com o prefeito Stresser e sua equipe de governo. Nela, foram definidos os equipamentos que serão adquiridos junto ao Governo do Estado, através da SEDU, num total de aproximadamente R$ 2,5 milhões em investimentos. Serão três patrolas, um rolo compactador, três caminhões compactadores, três ambulâncias e um ônibus de 23 lugares, além de pavimentação asfáltica. Falta apenas o envio da documentação para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade) e para a Secretaria do Tesouro Nacional, que participam da elaboração do convênio.

Para o secretário Araslei Cumin, esses grandes investimentos elevam a moral do povo riobranquense. “Todo nosso empenho em adquirir esses equipamentos e a pavimentação é para levantar a moral da nossa comunidade, notoriamente abalada pela perda do companheiro Adel, que sonhava com esse momento e vai estar sempre na nossa lembrança”, contou. Na lista de obras para 2010, em Rio Branco do Sul, estão ainda a construção de um mini-ginásio de esportes, já com dinheiro em caixa, e a licitação para a construção do Posto de Saúde da Mulher e da Criança.